Pilote com Estilo e Segurança

Entenda a diferença entre os sistemas ABS e CBS

Diante das frequentes dúvidas sobre a diferença entre ABS e CBS, procuramos o especialista especialista em Gestão e Direito de Trânsito André Garcia para explicar as principais diferenças entre os dois sistemas e qual é o melhor.

O que é?

ABS – expressão alemão Antiblockier-Bremssystem ou em inglês, a mais utilizável, Anti-lock Breaking System é um sistema que evita que a roda bloqueie ou seja travada quando acionado o pedal e ou manete, no caso da motocicleta, fortemente gerando derrapagem, deixando o veículo de duas ou mais rodas sem controle, permitindo que obstáculos sejam desviados enquanto se freia e aproveitando-se mais o atrito estático, que é maior que o atrito cinético.

Se quiser saber o que é atrito dinâmico e estático, acesse: www.sofisica.com.br/conteudos

CBS – expressão em inglês, Combined Braking System, ele permite distribuir a frenagem, no caso da motocicleta, nas duas rodas por meio de um único comando, ou seja, quando se aciona o pedal do freio traseiro ou o manete da esquerda no caso do scooter, é acionado um pistão do sistema dianteiro. Há sistemas ainda que acionado o freio dianteiro, ele aciona o traseiro, mas hoje o mais usual é o que acionado o freio traseiro, aciona-se o dianteiro levemente.

Pilotando

O sistema CBS em scooter, especialmente as de baixa cilindrada não é tão notado em baixa velocidade e nas manobras no pesado trânsito, porque seu peso está centralizado na traseira, o mesmo não acontece com as motocicletas cuja distribuição de peso chega-se a 50% na dianteira e 50% na traseira.

Com isso, quando você está “zig-zaguenado” no trânsito e está controlando a moto em baixa velocidade usando o freio traseiro e a embreagem, o sistema CBS atrapalha, no caso das motocicletas, porque além de não haver necessidade de o freio dianteiro ser acionado, essa transferência causa peso na dianteira e perde-se agilidade.

Outro ponto que merece destaque é que se você está realizando uma curva, notando que entrou muito rápido, a manobra correta além do contra esterço é acionar o freio traseiro para fechar a curva, se a moto tem o sistema CBS a tendência é a moto querer levantar e isso é péssimo naquele momento.

Ainda o CBS pode trabalhar em conjunto com o ABS sendo eletronicamente acionado ou totalmente mecânico como acontece na PCX e na CG.

Foi divulgado esse sistema como bom, que reduziria os acidentes, testes de frenagem, etc….. Discordo!

Todavia, pergunto: foi testado na terra? Qual é a realidade brasileira?

Quem faz off road sabe que em curva ou dependendo da velocidade se você “pensar” em utilizar o freio dianteiro: é chão! Você perde a frente da moto.

O sistema CBS tem como referência o usuário que tem medo de usar o freio dianteiro e ao iniciar a frenagem de seu veículo de duas rodas, aciona, tão somente, o freio traseiro.

É óbvio que em linha reta, no asfalto você fazer o teste usando uma moto COM e SEM CBS, acionando, tão somente, o freio traseiro, o que detém o sistema CBS vai parar antes.

O sistema ABS acabaria de uma vez por todas com a lenda de que usar o freio dianteiro: capota!

Com o sistema ABS independente, o usuário comum sabe que pode apertar ambos os manetes, no caso do scooter, ou manete e pedal de freio, na moto, com toda força que o sistema não vai deixar perder o controle do veículo.

Ah!!! Mais o ABS não funciona adequadamente em pisos irregulares, cascalho, terra, aumentando o espaço de frenagem.

Desculpa: papo para boi dormir!!!

Tudo depende de como se vai regular o processamento do ABS e nisso a Honda já mostrou a possiblidade quando lançou a XRE ABS, veja no vídeo: www.youtube.com

E faço aqui uma afirmação: sabe a história do ateu que quando começa a cair o avião chama por Deus??? É meu amigo, na hora da fechada ou da parada repentina do trânsito o piloto que não usa o freio dianteiro, no desespero soca a mão e aí é acidente. Tenho visto isso diariamente nas palestras que faço nas empresas e mesmo com veículos que tem CBS.

A vantagem do ABS é brutal!

Explico: o ABS permite a mudança de trajetória enquanto se aciona o freio dianteiro na moto ou scooter, se feito a mesma manobra com freio convencional sem ABS, gera o travamento, perde a frente e vai para o chão.

Portanto enquanto o CBS só diminui o espaço de frenagem se o usuário aciona só o freio traseiro em comparação ao mesmo procedimento sem o CBS, o ABS não permite o travamento das rodas. Não é mais fácil garantir ao usuário que ele pode usar ambos os freios? E assim diminuir o espaço de frenagem de verdade!?!?!?

Se fizermos um teste com uma moto SEM ABS e com uma moto COM CBS, todavia, realizando a frenagem correta, ou seja, usando ambos os freios o sistema CBS se torna nulo.

Se fizermos o mesmo teste com uma moto COM ABS, teremos praticamente o mesmo resultado, todavia, com a garantia de que em hipótese alguma haverá travamento das rodas.

Dados interessantes: contra fatos não há argumentos

O IIHS – Insurance Institute for Highway Security (instituto das seguradoras norte-americanas para segurança viária), afirma que motos equipadas com sistema de freios ABS representam 28% menos acidentes fatais em cada 10 mil motos registradas nos Estados Unidos.

Na Alemanha, o banco de dados GIDAS, mostra que 47% dos acidentes com moto são causados por frenagem com falha ou hesitante, problemas resolvidos pelo ABS.

Na Suécia (Vägverket) sua Administração Rodoviária realizou estudo em 2009 que estimou em 38% dos acidentes com feridos e 48% dos acidentes fatais teriam sido evitados com o uso do sistema ABS.

No Brasil

O fabricante só vai utilizar se for obrigado por lei.

Existe uma “lenga-lenga” uma discussão sorrateira, é bem verdade, de que o sistema ABS não seria eficiente dado a irregularidade do piso, todavia, imagine você: só 12% de toda malha viária é asfaltado.

Todavia, afirmo: não é verdade!

Repito: depende da regulagem ou calibragem que se der ao sistema ABS, depende da velocidade de processamento do sistema, e o vídeo da Honda fala por si só. Eu mesmo estive no lançamento da XRE ABS e fiz uma frenagem radical na terra descendo um barranco e não cai e a moto continuou em linha reta.

Então, entre o sistema ABS e CBS não tenho dúvida que o ABS é o melhor que existe, ainda podendo colaborar com o fim da lenda de que frear o dianteiro capota.

Se você leu algo contrário, desculpa a sinceridade, mas quem defende o CBS ou não sabe o que está falando ou tem segunda intenções.

Por razão, louvo veemente a postura da Yamaha em adotar freios a disco nas duas rodas com sistema ABS no scooter NMAX 160, todavia, além do 1º veículo abaixo de 250cc com o sistema no Brasil, é o veículo com ABS mais barato e está em total sintonia com a Europa que tornou obrigatório o sistema em veículos de duas rodas a partir de 125cc desde 01/01/2016.

Por fim, se a Resolução 509 do CONTRAN empurrou com a barriga para 2019 e não obrigando todos os veículos a adotar o sistema ABS, o Projeto de Lei no Senado PLS 195/2012 está tramitando em passos lentos e pode sim receber seu apoio. Que tal um e-mail para o Autor do Projeto, Relator e todo Senado?? Acesse: www25.senado.leg.br

André Garcia é motociclista, advogado especialista em Gestão e Direito de Trânsito, colunista na imprensa especializada de duas rodas, idealizador do Projeto Motociclismo com Segurança que busca aculturar a sociedade em segurança viária por meio de palestras e aulas de pilotagem, laureado com o Prêmio ABRACICLO de Jornalismo em 2008 – Destaque em Internet e em 2013 – Vencedor em Revista, com matérias de segurança viária, foi homenageado pelo Dia Internacional do Motociclista em 09/08/2013 pela Câmara Municipal de São Paulo e Associação Comercial de São Paulo com o Troféu “Marco do Paz” destinado a quem se destaca em trabalhos de ação social e pela construção da cultura de paz no mundo.

Mostrar mais

Amanda Pagliari

Desde 2009, primeiro portal brasileiro a abordar a abordar o mundo do motociclismo para mulheres. https://www.instagram.com/amanda.pagliari/

Artigos relacionados

Um Comentário

  1. Concordo plenamente com o autor. Eu vivenciei exatamente essa situação:
    Troquei de moto e fiquei encantando quando na loja, me mostraram o funcionamento CBS. E para completar, ainda me explicaram que quase não se usa mais o pedal de freio, pois ao pressionar a manete, já se produz uma distribuição de frenagem. Com 1000 Km, derrapei ao fazer uma conversão em direção a um posto de gasolina. Como estava chovendo, atribuí a causa do acidente às pedras molhadas que contornavam o posto.
    Com 1500 km, levei um segundo tombo, no asfalto seco, em baixa velocidade, ao contornar um ônibus parado. Foi então que percebi que havia algo errado. Mesmo com tantos anos de motociclismo, fui prejudicado pela má informação prestada na própria loja. E o correto aprendizado veio acompanhado de prejuízos e machucados.
    Que fique este alerta, pois certamente, o consumidor, plenamente acostumado com motos de baixa cilindrada sem CBS, sofrerá muitos acidentes devido a má informação sobre tal sistema de frenagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo