Pilote com Estilo e Segurança

Botas femininas para pilotar moto

Motociclista esperta pilota de botinha. Por mais que scarpins, sapatilhas e sandálias sejam lindas, na hora de pilotar moto temos que estar mais preocupadas com a segurança do que com a vaidade. Mas nem tudo está perdido, rs. Hoje no mercado já existem lindas botas próprias para pilotar e que ao mesmo tempo ficam super estilosas!

Conforme já contei uma vez aqui para vocês, foi uma bota apropriada que salvou meu tornozelo em um acidente. Quando caímos de moto, o fato é que as primeiras partes do corpo que vão ao chão são o joelho e o tornozelo. Como nossos pezinhos são delicados e ninguém quer ficar meses sem poder andar, não custa nada investir em uma bota bacana, para deixar a canela bem firme, pau para toda obra, rs.

Todas as botas citadas neste post levam em conta alguns requisitos como qualidade, preço (é possível encontrar modelos muito bons e de couro por menos de R$ 300 cada), conforto para caminhar com elas fora da moto durante um tempinho e também resistência a chuvas leves.

A bota que me “salvou” no dia do acidente foi o modelo 1005 (resistente) da Steitz. Ela é perfeita para a estrada, bem reforçada e com um velcro no zíper para amenizar a entrada de água, em caso de chuva. A sola é vulcanizada e não desmancha facilmente com as frenagens e atrito com o solo, (para não estragar mais seus lindos sapatinhos):

steitz1

Como esta bota cumpriu o que prometia, ou seja, passou em um teste real, o fabricante nos enviou para teste outro modelo feminino, mais delicado, porém muito resistente também, o modelo 022 (com um leve saltinho). Como não estou muito acostumada a pilotar de salto, (por menor que seja), recomendo ela mais para andar de garupa. Ela protege seu pé e ao mesmo tempo mantém aquele chame por causa do saltinho:

steitz2

Agora se você quer pilotar na cidade, em um trajeto curto e não quer se preocupar em trocar a bota por um sapato no dia-a-dia, eu super indico o modelo Confort 3232 da Mondeo. Ela é super bonita e delicada, parecendo mais uma bota comum do que uma bota de pilotagem. Na realidade ela não é uma bota super específica para pilotar (como as citadas acima), mas é melhor ela do que gastar suas botas comuns, pois a Mondeo é um pouco mais resistente. Eu tenho uma que uso quase todos os dias para ir trabalhar e ela já tem durado alguns meses. Tudo isso sem me preocupar em trocá-la por um sapato ao chegar no trabalho, pois ela tem um visual bem casual:

mondeo

Dica do Mulheres de Moto:

Esta dica ninguém mais vai te dar, é coisa de mulher para mulher mesmo, rs. No centro de São Paulo, na rua General Osório (famosa rua das motos) é possível encontrar um acessório que pode poupar muito o desgaste das botas comuns pela troca de marchas. Trata-se de um protetor que vai por cima do calçado e diminui o atrito entre sapato e pedal de câmbio (à venda nas barracas de rua por apenas R$ 5). A desvantagem é que tem que prender muito bem para ele não escapar toda hora. :/

protetor

Conclusão: a melhor maneira de pilotar segura e proteger seus pés ainda é a bota própria para motociclistas. Meninas, vamos preservar nosos pezinhos (nada de sair de sapatilha por aí). O Mulheres de Moto apoia a segurança no trânsito, mas sem deixarmos de sermos elegantes! 😉

Mostrar mais

Lais Regina

Lais Regina (SP). Colunista deste portal, vocalista, consultora de branding, designer gráfico e blogueira do www.laisregina.com

Artigos relacionados

10 Comentários

    1. Acho que vc não leu a matéria por completo… 
      […] “o modelo 022 (com um leve saltinho). Como não estou muito acostumada a pilotar de salto, (por menor que seja), recomendo ela mais para andar de garupa. Ela protege seu pé e ao mesmo tempo mantém aquele chame por causa do saltinho.”

  1. Fez eu me lembrar do meu primeiro acidente de moto… com 5 meses andando de moto fui descer pra praia c meu namorado na Fan 125cc dele, numa curva do Rodoanel próximo a Carapicuíba, a câmera do pneu traseiro estourou e fomos pro chão a uns 100km/h… Eu estava c um tênis tipo All Star… resultado, ralei a ponta do osso do tornozelo até ficar reta, 3 meses pra cicatrização porque pegou toda a pele e n dava sequer pra dar ponto :-/
    Depois disso não vou à esquina sem os equipamentos de segurança!

  2. Meninas quem tem a Steitz 1005, o número da bota é o número normal dos sapatos em geral? ou precisa comprar ou número maior ou menor?

    1. bota de motociclismo é como um calçado normal, ou seja, normalmente é seu número usual (minhas alpinestars e meus tênis convencionais são 44). e como um calçado normal, é bom ir à loja no fim do dia, já que assim seus pés já estão “inchados”. dessa forma você tem uma melhor noção da forma do fabricante, e pode detectar em que pontos a bota vai ficar folgada/justa/apertada.

  3. Acho que algumas marcas nacionais pecam na questão segurança quando se trata de modelos femininos, eu não usaria nenhuma das fotos, prefiro usar as unisex tipo acero speed, steitz modelo 05, atron shoes que inclusive tem umas botas cano curto muito bonitas, modelo leather dry. Ao menos eu sei que se me espatifar no chão vou estar mais protegida.

  4. Achei o modelo 022 perfeito, estou acostumada a pilotar de salto, em qq terreno ou situação, não consigo usar sapato sem nenhum saltinho, e não me sinto insegura justamente por já ter aprendido a pilotar assim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo