ColunistasPilote MelhorPrimeira Marcha

Vencendo o medo de pilotar no trânsito de São Paulo

Mesmo cansada de ouvir “mas você não tem medo?”, ando de moto todos os dias no caótico trânsito de São Paulo.

Medo todos nós temos. Nós motociclistas, não somos todos loucos suicidas, como algumas pessoas preconceituosas insinuam. Andar sobre duas rodas não é um bicho de sete cabeças. Porém, pilotar no trânsito de São Paulo exige atenção redobrada, habilidade e uma dose extra de equilíbrio. O importante é começar devagar, pilotar na defensiva e sempre pelo lado direito da pista.

Encarar o trânsito é o primeiro passo para vencer o medo. A experiência ensina a pilotar de forma cada vez mais segura, mas, não deixe o excesso de confiança o dominar. Muitos acidentes acontecem quando pilotos já experientes perdem o medo de se acidentar.

Tenha cuidado com pista molhada, neblina, chuva e cruzamentos. Mesmo se o sinal está aberto para você fique atento, pode vir um irresponsável avançando o sinal. Procure manter o sangue frio em situações tensas. Evite fechadas. Aprenda a frear, mas, para isso precisa conhecer sua moto. Use roupas adequadas, ou seja, com proteção (vale jaquetas, luvas, botas, calças). Cuide bem da manutenção de sua moto. Respeite a sinalização de transito. Respeite os outros veículos para também ser respeitado.

 

Depois de anos pegando prática e experiência no trânsito com minha pequena scooterzinha, hoje tenho uma moto um pouco maior e com motor mais forte para “pegar” estrada. Contudo, não dispenso a praticidade da scooter para uso cotidiano no caótico trânsito de São Paulo.

Mostrar mais

Amanda Pagliari

Desde 2009, primeiro portal brasileiro a abordar a abordar o mundo do motociclismo para mulheres. https://www.instagram.com/amanda.pagliari/

Artigos relacionados

16 Comentários

  1. Excelente post! Estou tirando minha carta mas o transito de SP assusta bastante, o jeito é enfrenta-lo com cuidado.

    1. Olá Eli! Comece com calma, em ruas mais tranquilas, aprimorando suas técnicas de pilotagem. Peça dicas de pessoas mais experientes e com o tempo se sentirá mais confiante para encarar o transito de SP. Boa sorte e não esqueça dos equipamentos de segurança! bjs

    2. Olá Eli! Comece com calma, em ruas mais tranquilas, aprimorando suas técnicas de pilotagem. Peça dicas de pessoas mais experientes e com o tempo se sentirá mais confiante para encarar o transito de SP. Boa sorte e não esqueça dos equipamentos de segurança! bjs

  2. Tenho uma Biz, enfrento o trânsito de SP todos os dias à 3 anos, mas ainda n tenho coragem de pegar estrada rsrsrs

    1. Oi Jessica! Parabéns! é este o início e tenho certeza que um dia esta coragem surgirá. bjs

    2. Oi Jessica! Parabéns! é este o início e tenho certeza que um dia esta coragem surgirá. bjs

  3. Tenho a Lead e ando da Z. Oeste a Z. Norte passando pela Marginal com sol ou chuva todos os dias. Piloto a cerca de 6 anos e a alguns anos atras resolvi pegar uma moto mais potente e encarar a estrada, meu destino? Uruguai e no outro ano Argentina que alias foi uma das melhores viagens que fiz e hoje em dia é scooter no meio da semana e moto na estrada todo fim de semana. Medo? claro que sim e deve ter sempre isso faz que andemos com prudencia, mas pra isso existem tbm cursos específicos que ajudam a andarmos com maior responsabilidade.

    1. É isso aí Tania! Também já fui até a Argentina e, meu sonha é rodar pela Europa de moto. Espero servir de inspiração ás meninas que estão lendo este post, pois temos capacidade sim disso e muito mais!

    2. É isso aí Tania! Também já fui até a Argentina e, meu sonha é rodar pela Europa de moto. Espero servir de inspiração ás meninas que estão lendo este post, pois temos capacidade sim disso e muito mais!

      1. Oi Patrícia, como vai?? Adorei o post, especialmente porque também tenho uma scooter, piloto há 4 anos no trânsito de São Paulo e quero muito passar para uma moto maior. Só que fico muito receosa de não estar acostumada com a marcha, pois só ando de scooter!! Você tem alguma dica para passar da scooter para uma moto maior, de como fazer essa transição? Bjs Patrícia

        1. Olá Patricia! pilotar no transito de SP já uma grande vitoria! para pilotar na estrada com uma moto maior agora é um pulo….rsrs, o medo sempre estará presente na sua vida, mas isso é bom, te faz manter alerta. Comece aos poucos, escolha lugares mais tranquilos para treinar a passar as marchas…treino, treino, treino, é o que leva a perfeição e não desista! mesmo se cair! bjs e boa sorte.

  4. Meninas…..to doida pra começar……vou na auto escola adicionar a categoria ainda e em breve compra uma scooter. Meu medo é sim o transito de SP já que precisarei atravessar a cidade todos os dias…..mas vou na manha e acredito que vai dar tudo certo……Um beijo!

    1. Oi Tati! Espero que você já tenha conseguido a sua habilitação! E se já passou por esta experiência, me conte se já conseguiu se adaptar com o trânsito. Eu, por exemplo, sou recém-habilitada, e sinceramente, acho que o aprendi nas aulas práticas da auto escola não foi o suficiente para encarar as ruas com tranquilidade… sempre amei andar de moto (como garupa), mas fico super tensa pilotando a minha. Moro numa cidade grande, nada comparada com São Paulo, mas o trânsito daqui também é ruim. Sei que um dia isso vai passar, mas tudo seria mais fácil se as pessoas fossem mais cuidadosas nas ruas, né?!

  5. Também sou fã da praticidade da scooter na cidade mas adoro nossa 883 na estrada. E viva ao vento na cara!!

    1. Oi Ana Paula!!
      Tô de olho na 883 e queria sua opinião quanto a conforto na pilotagem.
      Acho linda, mas vi um comentário dizendo comparando a 883 a um salto alto…rs
      Se puder, me responda!
      Bjo
      Nádia

  6. Piloto há 20 anos encaro o transito de Sao paulo e adoro corredores. Moto em Sp é primordial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo