Avaliação de Moto

Teste da Harley-Davidson Sportster 1200 CB

Testamos a urbana da Harley-Davidson pelas ruas e estrada até Ilhabela

Tive o prazer de testar a Harley-Davidson Sportster XL 1200 Custom Limited CB 2015 ou Harley-Davidson CB 1200, versão customizada de fábrica da Sportster 1200.

A CB 1200 2015 combina componentes modernos, como a iluminação traseira de LED, com visual old school do guidão pull-back. O tanque combustível em forma de gota, escapamento cromado no estilo “Staggered” escalonado com silenciadores duplos e motor V-Twin são destaques da personalidade robusta da família Sportster.

Equipada com o motor Evolution™ de 1.200 cm³, bicilíndrico em “V”, refrigerado a ar, possui 5 marchas e tanque de combustível 17 litros. Nascida com espírito urbano, a Sportster 1200 CB possui pneu dianteiro largo e uma roda cromada de cinco raios e aro 16″, conferindo – lhe uma maior agilidade no trânsito urbano.

No painel você pode ter as informações de velocímetro com conta-quilômetros montado no guiador, relógio no conta-quilômetros, duplo conta-quilômetros parcial, luz que avisa pouco combustível, luz de baixa pressão do óleo, leitura de diagnóstico do motor, indicador RPM/Velocidade engrenada e luz do ABS.

Tecnologia H-D® Smart Security System

Amei a chave da Sportster! Como mostrei no vídeo, você não precisa colocar a chave na ignição. O sistema de segurança, instalado na fábrica, apresenta bloqueio automático “hands-free”. Você só precisa manter a “chave” perto de você que a motocicleta reconhece automaticamente e ativa as funções da mesma. Quando você se afasta, ela desativa as funções de segurança da motocicleta, ativando o alarme.

Sportster1200CB_modelando

Desempenho na cidade

Foi minha primeira vez pilotando uma Harley-Davidson e não me deixei intimidar pelo motor de 1200 cc. Assim que peguei a motocicleta já me aventurei pelos corredores de São Paulo, bem assim, no susto! Geralmente demoro um dia para me acostumar com a ciclística de uma nova motocicleta, mas confesso que bastaram apenas alguns poucos quilômetros para “pegar” o jeitinho da CB 1200.

Como vocês podem conferir no vídeo, não tive dificuldades de manobrá-la entre os carros. Inclusive senti a moto extremamente ágil, macia e fácil de pilotar. O baixo centro de gravidade, a distância entre os eixos (1,52cm), o pneu dianteiro largo, dentre outras características,  deixam os 265kg (peso em com tanque cheio) bem mais leves.

O motor potente me surpreendeu, praticamente andei em segunda marcha a maior parte do tempo, já que a CB 1200 atingia os 80km/h logo na primeira marcha. Aliás, é preciso se policiar para não ultrapassar os limites de velocidade.

O motor é refrigerado a ar e andando em baixas velocidades, como a 50km/h senti um pouco de calor nas pernas, principalmente quando parava nos faróis. Certamente a moto não foi feita para andar a 50km/h e parar a cada 6 quadras nos semáforos, nem tampouco para rodar nas ruas esburacadas de São Paulo. A Sportster 1200 CB possui suspensões macias, porém curtas, o que causam um certo desconforto ao trafegar pelas ruas mal cuidadas de nossa cidade.

Inclusive é preciso um pouco de cuidado nas lombadas para não raspá-la. Ela possui 110 mm de distância do solo.

O sistema de freios com ABS, de fábrica, foram precisos e me deram total segurança não só na cidade, quando precisei frear bruscamente devido a um carro que mudou de faixa, como também na estrada. Como o trânsito estava parado fui algumas vezes pelo corredor. Estar segura em relação ao equipamento deixou minha atenção mais livre para a estrada e ao comportamento dos motoristas.

Pilotagem na estrada

Aproveitei o feriado para conferir se a Sportster 1200 CB se sairia bem na estrada. O destino foi Ilhabela, no Litoral Norte de São Paulo. Ao todo foram cerca 198km, seguindo pelas rodovias Ayrton Senna, Carvalho Pinto e dos Tamoios. Viajei a maior parte a 120km, tranquilamente com total conforto, mas a moto tinha potência para andar mais do que isso. Porém, mesmo que não fosse proibido, acredito que velocidades maiores do que 120km/h deixariam a pilotagem um pouco desconfortável, já que o vento faria uma resistência maior no corpo.

A viagem foi muito prazeirosa, a estrada estava em perfeitas condições e a motocicleta mostrou toda sua performance em quase 3 horas de viagem. Mesmo sendo um dia ensolarado e quente e eu estar totalmente equipada com botas, luvas, calça com proteções da HLX, jaqueta e mochila, não senti o motorzão de 1200 cilindradas esquentar, pois ele era totalmente resfriado a mais de 80km/h.

A Rodovia dos Tamoios possui algumas curvas perigosas na descida da serra. Embora tenha viajado sozinha, estava segura pois a moto se mostrou ágil na cidade e sabia que não teria problemas para contra-esterçar nas curvas. Ao contrário do pensamento popular de que “moto custom não faz curvas”, ela fez sim e muito bem.

Na volta para São Paulo, peguei um trânsito intenso e parado na maioria dos trechos da Rodovia dos Tamoios. A motocicleta me passou muita segurança, inclusive a “potente” buzina, a qual evitada de usar na cidade, me ajudou a “informar” os motoristas que eu estava passando.

A posição de pilotagem, com os comandos avançados e o a qualidade do banco deixaram minha viagem muito confortável e mesmo como todo o estresse do trânsito eu não me cansei tanto.

Não há dúvidas de que uma motocicleta com DNA Harley-Davidson se sairá muito bem na estrada.

Resumo

Embora a moto possua um peso de mais de 250kg, não tive dificuldade em manobrá-la, mesmo parada. Eu tenho 1,77cm de altura. Acredito que seja possível para as mulheres pilotá-la facilmente. Já nos últimos dias de teste a moto estava extremamente macia na minha mão, e como tudo na vida, quanto mais se pratica, mais fácil fica.

O todo foram 7 dias de puro estilo Harley, chamando a atenção por onde passava, provavelmente eles pensavam “Uma mulher pilotando esse motão”. Com certeza se Sportster 1200 CB fosse minha, eu seria uma motociclista feliz.

Pontos de melhoria

Sportster1200CB_Ilhabela5Levando em consideração a proposta da Harley-Davidson, ou seja para que a motocicleta foi criada, acredito que Sportster 1200 CB se saiu muito bem.

Na minha opinião o único ponto de melhoria para a moto ser perfeita seria mostrar a autonomia de combustível. No modelo avaliado era informado que a moto entrou na reserva apenas com o ascendimento de uma luz no painel.

Além disso, se você pensa em andar a dois compre o banco de garupa, vendido como opcional na concessionária. Pois o garupa pode ter dificuldades para se manter sentado na moto, uma vez que a disposição do banco faz a pessoa escorregar. É possível, segundo o fabricante, você segurar na alça do banco, pois ela seria resistente. No entanto eu recomendo adquirir o banco de garupa.

O preço sugerido da Harley-Davidson Sportster 1200 CB é a partir de R$ 39.900,00

Review Sportster XL 1200 Custom Limited

Design
Facilidade de pilotagem
Tecnologia
Preço
Rede de assistência
Boa para garupa
Economia de combustível

Resumo

Vai muito bem nos corredores de São Paulo e encara bem a estrada. O ponto fraco fica por conta do básico painel sem muitas informações, como marcador de combustível.

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Amanda Pagliari

Amanda Pagliari (SP) - Colunista, piloto de testes e apresentadora do Mulheres de Moto no Youtube. A bike influencer defende e incentiva o uso da motocicleta.

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13 Comentários

  1. Alguma de vocês já pilotou a Tenere da Yamaha? Depois de uns 03 anos pilotando uma 150 estou a procura de outros modelos…

  2. Amanda muito interessante a descricao que vc fez. Apaixonada por motos porem em breve começo a pilotar.

  3. Gostei da avaliação, pretendo comprar uma dessa, vou usar pra trabalhar e para passear, pra mim todo dia é dia de pilotar uma máquina dessa.

  4. Gostei muito de sua avaliação, Amanda… sincera, simpática, honesta e útil… me valeu muito, já que estou namorando uma dessas para comprar…seu vídeo e sua avaliação foram completos…simpático e agradável! Parabéns! Viva a Mulheres de Moto!!

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