Nova Africa Twin 2023 chega com nova configuração de câmbio
Além do câmbio renovado, a nova Honda CRF 1100L Africa Twin 2023 chega com cores e grafismos inéditos
![honda africa twin](https://www.mulheresdemoto.com.br/wp-content/uploads/2023/01/honda-africa-twin-1-780x470.png)
A Honda CRF 1100L Africa Twin é um modelo referência no catálogo da marca como uma motocicleta aventureira. E, na versão 2023, a novidade está em sua versão DCT que passa a ser fabricada na fábrica de Manaus, sendo o Brasil o primeiro mercado no mundo a produzir o DCT fora do Japão. Já na parte técnica, não há nada de novo, mas sim componentes aperfeiçoados.
Assim, o modelo recebeu novos grafismos e cores inéditas, sendo a Africa Twin oferecida na versão com tanque de 18,8 litros e a Adventure Sports ES que vem com o tanque de 24,8 litros. Em ambas é possível optar entre o câmbio convencional de seis velocidades ou câmbio DCT.
De acordo com a marca, a Africa Twin 2023 tem previsão para chegar na rede de concessionários Honda no final de janeiro. A garantia é de 3 anos sem limite de quilometragem. Confira os preços sugeridos com base no DF:
Honda CRF 1100L Africa Twin (preto fosco ou branco): R$ 81.100
Africa Twin DCT (preto fosco ou branco): R$ 88.100
Honda CRF 1100L Africa Twin Adventure Sports ES (branco): R$ 102.130
Africa Twin Adventure Sports ES DCT (branco): R$ 109.130
Detalhes da Africa Twin
![](https://www.mulheresdemoto.com.br/wp-content/uploads/2023/01/honda-africa-twin-2-1024x576.png)
Todas as versões do modelo 2023 contam com farol duplo de LEDs, luzes diurnas de condução (DRL) com ajuste da intensidade de iluminação automática. Além disso, o modelo também vem com painel MID (Multi Information Display) colorido, sensível ao toque, tem tela TFT de 6,5 polegadas através do qual é possível controlar os Riding Mode.
Dessa forma, continuando na tecnologia, a moto também tem Apple CarPlay e Android Auto, permitindo conectividade através do uso de capacetes com fones e microfone por Bluetooth. Outro dispositivo presente é o sistema ESS (Emergency Stop Signal), que aciona luzes de direção dianteiras e traseiras na eventualidade de uma frenagem de emergência em velocidade superior a 50 km/h. Equipamento comum a todas as versões da CRF 1100L Africa Twin é o cruise control.
Motor e ficha técnica
![honda africa twin](https://www.mulheresdemoto.com.br/wp-content/uploads/2023/01/honda-africa-twin-3-1024x576.png)
Quanto ao motor, o bicilíndrico paralelo SOHC de 8 válvulas e arrefecido a líquido permanece inalterado. Ou seja, o modelo permanece com 1.084 cilindradas, 99,3 cv a 7.500 rpm de potência e 10,5 kgm.f de torque máximo a 6.000 rpm. O sistema de lubrificação é por cárter semi-seco e a alimentação PGM-FI tem corpos de injeção de 46 mm.
Dotadas de acelerador eletrônico TBW e sistema HSTC de controle de tração, as Africa Twin se valem de plataforma inercial IMU de seis eixos. Assim, esse sistema auxilia na gestão e elaborado funcionamento de itens relacionados aos Riding Modes como o ajuste dos parâmetros de potência (P) em 4 níveis, freio-motor (EB) em 3 níveis, controle de tração (T) em 7 níveis mais off e o antiwheelie (W) de 3 níveis mais off. Os quatro Riding Mode – TOUR, URBAN, GRAVEL e OFF-ROAD – são complementados por dois modos USER personalizáveis. Nos modelos com câmbio DCT, a opção de mudança de marchas (D, S1, S2, S3 e MT) não altera os Riding Mode previamente selecionados.