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NC 750X 2024: Honda produz todas as versões em Manaus 

Como grande destaque para a versão 2024, a NC 750X DCT se torna o segundo modelo com a exclusiva tecnologia da Honda a ter produção local confirmada.

E a partir deste último mês de novembro a fábrica da Honda em Manaus, AM, passará a produzir o sofisticado e exclusivo câmbio DCT a NC 750X. Trata-se da única unidade fabril da Honda fora do Japão para a produção do câmbio DCT que agora será extendido à NC, além da CRF 1100L Africa Twin.

A NC 750X é oferecida em duas versões que se diferenciam no quesito transmissão. A versão MT conta com câmbio convencional de seis marchas, dotado de embreagem deslizante e assistida. A versão NC 750X DCT traz o exclusivo câmbio de dupla embreagem. O sistema Dual Clutch Technology através do qual as mudanças de marchas podem ocorrer de modo manual, através de teclas situadas no punho esquerdo, ou de modo automático.

Ciclística

A parte ciclística tem no chassi tubular de aço tipo Diamond o destaque, uma vez que tal arquitetura “veste” o motor cuja característica é ter os cilindros inclinados 62º à frente. Assim, propiciando uma centralização de massas e baixo centro de gravidade. Além disso, dar espaço ao compartimento situado entre guidão e banco, praticidade típica das scooters.

Um ponto de destaque é o padrão de suspensões adotado, que conciliam um ajuste equilibrado no qual o curso da dianteira, telescópica, quanto da traseira, com sistema Pro-Link. Assim, esses pontos visam adequação a um uso plural, admitindo incursões em vias não pavimentadas. Desse modo, tal característica de versatilidade se verifica também através dos três modos de condução que modificam a entrega da potência e torque do motor e do sistema HSTC – Honda Selectable Torque Control.

Quanto ao estilo, a NC 750X em qualquer versão é uma motocicleta cujo aspecto efetivamente combina com a alta tecnologia aplicada ao projeto. A modernidade é evidente no que pese a opção dos designers pela sobriedade, evidenciada pelas combinações de cores e grafismos mínimos. Dessa forma, essas características resultam em uma motocicleta imponente, mas de modo nenhum exageradamente chamativa.

Honda NC 750X com seu motor e tecnologias

O motor da NC750X e NC 750X DCT é um bicilíndrico paralelo de arrefecimento líquido e cabeçote OHC de 8 válvulas. Os projetistas buscaram dar a tal motor um caráter que privilegia baixas e médias rotações.

Com curso dos pistões longo, peculiar conformação das câmaras de combustão e virabrequim de elevada massa de inércia, que auxiliam neste intento. Os cilindros são inclinados 62º à frente, o que restringe a altura e permite centro de gravidade baixo.

Tanto a NC 750X MT como a DCT dispõe do acelerador eletrônico TBW – Throttle By Wire e três modos de condução pré-definidos e um personalizável, além do controle de tração HSTC. A potência máxima é de 58,6 cv a 6.750 rpm, o torque máximo de 7,03 kgf.m a 4.750 rpm.

Os três modos de condução – Standard, Sport, Rain mais o User, personalizável –, podem ser selecionados através do seletor no punho esquerdo e pelo painel. O modo Sport a entrega a potência integral e o freio-motor é mais agressivo, com baixa atuação do sistema HSTC. Assim, quando disponível, o DCT estará em modo 4.

No modo Rain a entrega da potência é mais suave, assim como freio-motor. A intervenção do HSTC é elevada e o DCT fica em nível 1. Além disso, o modo Standard é o ponto intermediário na entrega de potência. Assim, com feito de freio-motor e nível de atuação do HSTC, com DCT em 2. O User oferece a possibilidade de escolha dos parâmetros de acordo com as preferências do condutor.

Sistema HSTC

O sistema HSTC permite ajuste do controle de tração em três níveis, sendo o 1 menos intrusivo e o 3 o mais elevado, adequado a pisos escorregadios. A desativação do sistema é possível.

Tanto a versão com MT como a DCT têm como característica da relação de câmbio as três primeiras marchas curtas para favorecer a capacidade de aceleração, enquanto as três restantes marchas são longas. O que é particularmente benéfico para o consumo e uso rodoviário. Uma importante característica deste motor é o baixo nível de vibrações por ser dotado de eixos equilibradores.

Além disso, o virabrequim a 270º e os intervalos de ignição irregulares também contribuem para a suavidade do motor. Ele entrega uma pulsação característica é outro aspecto muito apreciado pelos fãs do modelo.

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Amanda Pagliari

Amanda Pagliari (SP) - Colunista, piloto de testes e apresentadora do Mulheres de Moto no Youtube. A bike influencer defende e incentiva o uso da motocicleta.

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