Pilote MelhorPrimeira Marcha

Compro ou não compro uma moto?

Muitas mulheres nos procuram  com uma dúvida: compro ou não compro uma moto? Algumas já tem noção das vantagens da motocicleta, no entanto a principal objeção a compra é a segurança.

Em muitas cidades, principalmente onde o trânsito é caótico, o uso da motocicleta é uma saída barata e rápida para transitar pela cidade. Ainda sim, muitas pessoas que pretendem acrescentar a categoria “A” na habilitação, seja por pressão contrária da família ou por medo quanto à segurança, acabam desistindo da ideia de adquirir sua motinho e em muitos casos esses desistentes são mulheres.

O motivo mais frequente da desistência é achar que andar de moto é perigoso.

O perigo de andar de moto está relacionado mais com a falta de prudência dos motociclistas do que com fatores externos! E justamente por isso que a motocicleta pode ser um meio de transporte seguro, se o motociclista andar com prudencia e atenção os risco de acidentes cai e muito.

De fato o perigo existe, mas é perigoso até que ponto? Os riscos de acidentes existem para todos, há inúmeros casos de pessoas que morrem atropeladas, ou em acidentes de ônibus, carro, avião, trem, bicicletas, enfim, a partir do momento que você sai de casa, ou não, você está sujeito a sofrer um acidente.

Impossível não cair de moto, e claro que quando se sofre um acidente de moto, comparado ao carro, você é o para-choque da colisão, mas ao utilizar as proteções adequadas e NECESSÁRIAS, a probabilidade de sofrer essas lesões é menor. Sem contar que a maioria dos acidentes com motocicletas acontece por culpa do próprio motociclista, então, pilotando com juízo, prudência, calma, atenção e um pouco de malandragem, é possível sim usar a motocicleta de forma segura!

O que é perigoso é o desrespeito às leis de trânsito. De carro, moto, caminhão, ônibus ou outros, se o condutor respeitar as leis a tiver prudência, não terá problemas.

Outro fator que gera insegurança na hora de adquirir uma motocicletas, é o grande número de roubo a motos. Novamente, o perigo existe sempre, o que pode-se fazer é usar a prevenção.

Então mesmo que sua moto seja pequena e usada não deixe de fazer um seguro, geralmente os de associação custam em torno de 50 a 60 reais por mês, para motos até 150Cc, esse valor já com cobertura para terceiros!

Além disso, evitar transitar em lugares perigosos ou desconhecidos, principalmente muito tarde, usar travas de segurança na moto, bem como alarme, ajudam a evitar que sua moto seja levada por um bandido.

A questão do perigo e do medo é individual, cada um tem que respeitar seus próprios limites. Às vezes é preciso superá-los, mas se realmente não se sentir bem, respeite isso em você!

E você, teve que superar seus medos para adquirir sua motocicleta? Conte para nós.

Mostrar mais

Amanda Pagliari

Desde 2009, primeiro portal brasileiro a abordar a abordar o mundo do motociclismo para mulheres. https://www.instagram.com/amanda.pagliari/

Artigos relacionados

2 Comentários

  1. Sempre quis andar de moto e por causa da família e do meu tamanho so tirei de carro! aos 39 anos a lei iria mudar em 2009 a lei iria mudar e ficar mais difícil tirar a carta, foi ai meu incentivo! me matriculei, cai no primeiro dia de aula por causa do meu tamanho, fiquei parada por dois meses ate poder retornar as aulas e nisso todos falando que era pra não tirar, ate o ortopedista que me atendeu no hospital. Mas era meu sonho, repeti 1 e 2 vez, passei na 3, na mesma semana corri e comprei uma moto financiada e comecei a andar de madrugada pelas ruas pra treinar, logo já estava indo trabalhar, hoje estou com minha 3 moto e muito feliz, na verdade a hora mais feliz do dia é quando estou no trânsito com ela!!!!

  2. Oi gente, sou nova aqui no canal é na vida de motociclista. Ainda não tenho habilitação, tenho um pouco de receio com relação a moto, já sofri acidente quando nova… mas devido andar 5hrs de ônibus por dia meti as caras e comprei a minha primeira moto. Loucura loucura… pilote 1 única vez uma Biz e meti as caras… sim a família esta tida contra… mas estou decidida a enfrentar tudo o que vier claro com segurança. Breve volto para contar como foi a minha primeira volta com a pretinha.

    Bjs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo