Competições

1ª temporada do Yamaha R15 bLU cRU Latin America tem garota do Pará

Os 15 jovens pilotos que farão história competindo na primeira temporada do Yamaha R15 bLU cRU Latin America estão selecionados. Dessa forma, eles foram escolhidos a partir do grupo de 45 pré-selecionados e vão formar o grid da competição, que estreia em abril de 2024. Entre os selecionados está Alice Matos, uma garota de 12 anos que é do Pará, estado situado no Norte do Brasil.

Selecionados para a 1ª temporada do Yamaha R15 bLU cRU Latin America tem garota do Pará

A seletiva final foi realizada no Autódromo Capuava, em Indaiatuba (SP) e estes são os escolhidos:

Alice Matos – 12 anos – Belém (BRA)
Benjamim Peralta – 12 anos – San Carlos Centro (ARG)
Caua Aníbal – 11 anos – São Paulo (BRA)
Celi Patrício – 12 anos – Buenos Aires (ARG)
Daniel Tomelin – 13 anos – Ponta Grossa (BRA)
Enzo Ximenes – 11 anos – São Paulo (BRA)
Henri Oliveira Krug – 11 anos – Porto Alegre (BRA)
Miguel Garcia – 9 anos – São Paulo (BRA)
Murilo Miwa – 9 anos – Jundiaí (BRA)
Pedro Lobo – 14 anos – Campo Grande (BRA)
Pedro Miguel – 12 anos – Rio Negro (BRA)
Salvador Cassini – 13 anos – San Carlos Centro (ARG)
Santiago Vogel – 12 anos – Puerto Rico (ARG)
Valentino Milone – 12 anos – Buenos Aires (ARG)
Yan Garcia – 10 anos – Porto Alegre (BRA)

Assim, os jovens pilotos que participaram da seletiva final foram escolhidos ao longo de quatro pré-seletivas, realizadas durante as etapas do Moto1000GP em Lima Duarte (MG), Cascavel (PR), Curvelo (MG) e Goiânia (GO). Desse modo, no total, 66 pilotos participaram das quatro etapas.

Como será o novo campeonato

O Yamaha R15 bLU cRU Latin America é homologado pela FIM (Federação Internacional de Motociclismo) e pela CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo), e as etapas de 2024 acontecerão nos mesmos locais e dados do Moto1000GP (Brasileiro de Motovelocidade) e do já consagrado Yamalube R3 bLU cRU América Latina. Dessa forma, a estreia está prevista para o mês de abril.

Assim, serão seis etapas com uma corrida por etapa, todas em autódromos com as barreiras de ar também homologadas pela FIM. Logo, um investimento obrigatório da Yamaha para poder fornecer a proteção necessária aos autódromos e corridas de moto de todo o país.

Desse modo, a Missão 78, que já faz a gestão do Yamalube R3 bLU cRU Latin America e do AD78 Team Latin America na Europa com os pilotos Yamaha no Mundial e no campeonato europeu de R3, é quem gerencia o novo campeonato de R15.

Regras do Yamaha R15 bLU cRU América Latina

A competição fornece todo suporte: motos, mecânicos formados pela Yamaha Riding Academy (YRA), capacetes, macacões, pneus, combustível. Dessa forma, tudo até no valor de R$ 15 mil pela temporada completa, um preço muito acessível para os padrões dos esportes a motor.

As motos YZF-R15 da Yamaha R15 bLU cRU Latin America são todas iguais. Assim, elas possuem motor padrão para todos, e alguns ajustes como: pedaleiras, pneus, suspensões, guiamento, escape e carenagem de competição. Além disso, as máquinas são sorteadas no fim de semana de corrida entre os pilotos, que também passam pela inspeção médica, têm auxílio de ônibus especializado, participando de briefings da CBM e da FIM. Além disso, todos os pilotos usarão equipamentos de segurança Alpinestars e NORISK.

Premiação

Além de todas as oportunidades, os pilotos ainda concorrem a prêmios da seguinte forma:

Campeão: subsídio de 100% na inscrição do Yamalube R3 bLU cRU América Latina 2025.
Vice-campeão: subsídio de 50% na inscrição do Yamalube R3 bLU cRU América Latina 2025.

Mostrar mais

Amanda Pagliari

Amanda Pagliari (SP) - Colunista, piloto de testes e apresentadora do Mulheres de Moto no Youtube. A bike influencer defende e incentiva o uso da motocicleta.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo