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Honda CBR 1000RR-R Fireblade SP 2024 ganha nova cor

A Fireblade será disponibilizada em nova opção de cor Mat Pearl Morion Black, além da Vermelha (Grand Prix) e Branca (Pear Glare White).

A Honda anuncia a chegada da versão 2024 do modelo CBR 1000RR-R Fireblade ao mercado. Desenvolvida pela HRC – Honda Racing Corporation –, divisão dedicada a criação das motocicletas de alta performance, a principal novidade é a introdução de mais uma opção de cor Preta (Mat Pearl Morion Black). Assim ,o modelo contrasta com as Fireblade já disponíveis: a Vermelho Grand Prix – inspirada no visual das máquinas da equipe oficial Honda no Mundial de Superbike –, e a “30th Anniversary Edition”, com grafismos em fundo branco perolizado, como na Fireblade pioneira de 1992.

Preços

Assim, a Honda CBR 1000RR-R SP 2024 Preta estará disponível nas concessionárias Honda Dream a partir de novembro. A garantia é de três anos, sem limite de quilometrage. Além disso, há o Honda Assistance que garante assistência 24 horas no Brasil, Bolívia, Chile, Paraguai, e Uruguai. O preço sugerido (base São Paulo-SP) é de R$ 193.500 nas cores Preta (Mat Pearl Morion Black) e Vermelha (Grand Prix). Já na versão Branca (Pear Glare – 30th Anniversary Edition) é R$ 198.500.
 

Fireblade

Neste conjunto os logos HRC na carenagem frontal e o “badge” Honda em fundo vermelho aplicado ao tanque – elemento exclusivo de modelos de alta performance/tecnologia que são classificadas como flagship. Isso faz com que ganhem ainda mais destaque, e definem uma das mais atraentes versões de Fireblade jamais produzidas.

No âmbito técnico, a nova opção de cor segue receita idêntica à das Fireblade lançadas no início do ano, aplicando a mais atual tecnologia Honda ao conceito “Total Control”. Ele foi inaugurado com a pioneira das Fireblade de 1992. Sua filosofia em síntese é a de exaltar a extrema maneabilidade e facilidade de pilotagem, visando a performance superior em pista.

Motor da flagship da categoria Sport

O motor tetracilíndrico em linha da Honda CBR 1000RR-R Fireblade SP oferece 216,2 cv de potência a 14.500rpm. Além disso, um torque de 11,5 kgf.m a 12.500 rpm. Tal motor tem pistões de alumínio forjado com bielas de titânio e uma arquitetura que privilegia baixo peso e dimensões compactas, qualidade que permite um posicionamento ideal no chassi, o que favorece a obtenção de um centro de gravidade ideal e consequente equilíbrio.

O extensivo uso da eletrônica é evidenciado por sistemas como o controle de tração HSTC – Honda Selectable Torque Control, o acelerador eletrônico TBW – Throttle By Wire, e os decorrentes Riding Modes que regulam os quatro parâmetros: potência (P), freio-motor (EB) e atuação do anti-wheelie (W) e HSTC (T). Launch-control regulável e o Quickshifter, complementam a sofisticação técnica do motor da Fireblade SP.

Mais detalhes

O chassi em alumínio de arquitetura Diamond também recebe acabamento em preto fosco. Ele está vinculado a um requintado aparato de suspensões. Assim, atrás o conjunto mola-amortecedor Öhlins TTX36 Smart-EC, totalmente regulável, atua em um braço oscilante de alumínio, cujo desenho foi inspirado na Honda RC 213V da MotoGP. A suspensão dianteira invertida é uma Öhlins NPX com tubos de 43 mmØ, dotada de sistema Öhlins S-EC – Semi active Electronic Control. Os freios tem discos dianteiros de 330 mmØ com cálipers Brembo Stylema de quatro pistões e traseiro por disco simples de 220 mmØ. O moderno sistema ABS permite configuração nos modos Circuito (pista) e Esportivo.

A plataforma inercial IMU – Inertial Measurement Unit – de seis eixos monitora os parâmetros dinâmicos da Fireblade. Assim, ajustando em tempo real os diversos dispositivos destinados ao controle, incluindo os três níveis do amortecedor de direção eletrônico HESD – Honda Electronic Steering Damper, e o sistema que reduz a tendência da roda traseira se levantar do solo em frenagens.

Dessa forma, destaque em termos estéticos e práticos é o atraente desenho da carenagem, cuja eficiência aerodinâmica recorre à aletas laterais para elevar a carga aerodinâmica vertical descendente, o “downforce”. Isso faz com que tenha maior estabilidade em alta velocidade. Além disso, capacidade de aceleração em saída de curvas e controle superior em rápidas mudanças de direção e frenagens extremas. 

Além disso, o cockpit conta com painel de tela TFT de 5 polegadas totalmente personalizável por comando situado no punho esquerdo. Por fim, o sistema Smart-Key, a chave presencial, é outro detalhe de praticidade da Honda CBR 1000RR-R Fireblade SP. A perfeita ergonomia para uso em pista complementa o modelo que é um verdadeiro “cartão de visitas” tecnológico.
 

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Thays Martins

Thays Martins (PE) - Jornalista formada pela Universidade Federal de Pernambuco que ama pilotar e colecionar boas histórias pela estrada.

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